Estudantes de curso de documentário produzem curtas de ficção em Anori

O município de Anori recebeu o curso de documentário, realizado pelo Prêmio Encontro das Artes, Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Amazonas Cultura de Valor, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo federal, com apoio cultural da Prefeitura de Anori, Idam Anori e Pekena Filmes. As aulas foram ministradas pelos professores Claudilene Siqueira, Ramoniel Gomes e Z Leão que também foi o cineasta responsável pelo Curso de Documentário.

Após abertas as inscrições, as vagas se esgotaram em manos de 24 horas. Para respeitar todos os procedimentos adotados pelo combate ao corona vírus, os 20 alunos foram divididos em duas turmas, sendo uma vespertina e outra noturna, com 10 alunos cada. Com suas máscaras personalizadas, camisetas, higienização do auditório do Idam, onde foram ministradas as aulas presenciais, os alunos tiveram 100 horas aulas, com dos módulos teóricos e práticos de Roteiro, Direção, Direção de Produção, Técnicas de Entrevistas, Direção de Fotografia, Som e Edição.

Com objetivo de produzir 2 documentários o curso foi além e, atendendo ao pedido dos alunos, o curso ganhou mais uma semana de aulas para produção de curtas de ficção.

“Açaí de Anori”, com duração de 20 minutos foi um dos temas propostos para realização dos documentários, já a outra produção foi no gênero de docudrama intitulado “Fofoca” com 13 minutos de duração. Essas produções tiveram roteiro e direção coletiva.

“Feliz Aniversário” de Pedro Leandro, “Park” de Mhayara Nunes e “Tarde Demais” de Thamara Brandão, foram os outros 3 curtas de ficção produzidos pelos alunos, que criaram histórias com no máximo 3 atores em cena e equipes reduzidas para não se exporem aos riscos de contraírem o covid19.

Os alunos se mostraram muito motivados com os conhecimentos e hoje estão produzindo um documentário sobre a maior cheia de todos os tempos, situação que passa o município de Anori.

Os curtas estão disponíveis no YouTube na página Curso de Documentário, para assistir basta acessar os links:

FOFOCA
Roteiro e direção coletiva
https://youtu.be/TA31hB544ho

ERROS DE GRAVAÇÕES FOFOCA
https://www.youtube.com/watch?v=baQsMo02wG8

PARK
Roteiro e direção de Mhayara Nunes
https://youtu.be/34b_vgGu1s4

FELIZ ANIVERSÁRIO
Roteiro e direção de Pedro Leandro
https://youtu.be/qxd6GKsmneY

TARDE DEMAIS
Roteiro e direção de Thamara Brandão
https://youtu.be/mWRw1X1FK28j

AÇAÍ DE ANORI
Roteiro e direção coletiva
https://youtu.be/2BWhNeUunzM

Fonte: Assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *